Conhecida também como Alpargata, as espadrilles são um calçado do tipo sapatilha, feitas em brim ou lona, com solado de corda ou borracha, e que pode ser preso ao pé por meio de tiras de couro, corda ou pano.Teve origem entre os trabalhadores das docas, na França (espadrille) e na Espanha (alpargata). Foi na década de 40 que esse calçado, que era de uso popular, caiu nas graças das atrizes hollywoodianas, e sendo uma opção barata passaram as ser os calçados de férias em balneários da época.
Além de ser super confortável, as espadrilles remetem a sensação de leveza, praia, verão... a característica principal desse modelo é a sua sola trabalhada como uma espécie de trança.
Elas podem compor qualquer look! Jeans, saia, short, vestido e até com uma peça de alfaiataria, por exemplo, criando uma produção mais moderna.
Todos os modelos me conquistaram, são confortáveis e o melhor, versáteis! Ficam bem em inúmeras produções, para muitas ocasiões! O sapato coringa do momento!
Nos Estados Unidos as espadrilles estão no auge da moda, tanto que falamos sobre elas na matéria da semana passada sobre as Fast Fashions americanas e mostramos a presença do modelo na Zara, Forever 21 e H&M (veja a matéria completa aqui).
De modelagem simples e confortável, a marca TOMS é uma das responsáveis pela explosão do modelo no exterior. Além de vários tipos diferentes de cores, materiais e estampas a marca propõe doar um par de sapato para crianças carentes a cada par comprado pelo consumidor, não somente das espadrilles como também de qualquer outro sapato da marca. A proposta social auxilou no aumento das vendas, fazendo com que as espadrilles da TOMS se tornassem objeto de desejo inclusive de celebridades.
Várias outras grifes internacionais como Chanel, Valentino e Missoni, também apostaram em suas versões do modelo. Aqui no Brasil, a espadrille (também chamada de alpargatas) já apareceu em coleções das marcas mais antenadas como Schutz e Miezko.